Depois de ter assistido a um debate com alguns pensadores, da nossa praça pública, sobre a questão da praxe e a tradição académica, o comentário que tenho a fazer é só este: o que se quer fazer de uma sociedade que não sabe o que é liberdade e confunde autoridade com autoritarismo...
Na verdade é o que temos na praxe académica.
Liberdade não é libertinagem e autoridade/autoritarismo não é raiva e selvajaria. A praxe académica foi transformada nisto.
Onde estão os verdadeiros valores da praxe? Não existe... A sociedade, em geral, já pouco ou nada tem nesta matéria de valores.
Uma sociedade que vive um medo chamado fascismo, ordem, hierarquia não poderá ser uma sociedade democrática.
Em democracia existe fascismo e comunismo e teremos de saber lidar com estes dois conceitos entrenhados na nossa sociedade, caso contrário, é o que temos hoje.
Todos temos medo do fascismo, e todos temos medo do comunismo. No entanto, o comunismo ainda não foi poder em Portugal, e por acaso até gostava de ver... (para contrabalançar as coisas e desmistificar algumas teias de aranha da cabeça de algumas pessoas).
A praxe foi hoje desvirtuada, à conta de uma massificação do ensino muito mal gerida, e, à conta de uma liberdade feita a "ferros."
Ninguém se queixe das decisões do Sr. Ministro e de alguns reitores. O que queriam? ANARQUIA?????
Os cidadãos fazem os seus governantes, meus caros...