A característica que desejo realçar, de maneira especial, no
comportamento seguido pelos apóstolos dos eslavos, Cirilo e Metódio, é o
seu modo pacífico de edificar a Igreja, inspirados pela sua concepção
da Igreja una, santa e universal. [...] No seu tempo, as divergências
entre Constantinopla e Roma já haviam começado a delinear-se como
pretextos de desunião, muito embora se estivesse ainda longe da
deplorável cisão entre as duas partes da mesma cristandade. [...]
Não
parece, pois, nada anacrónico ver nos santos Cirilo e Metódio os
autênticos precursores do ecumenismo, pelo facto de terem querido
eficazmente eliminar ou diminuir todas as divisões verdadeiras, ou até
só aparentes, entre as diversas comunidades que fazem parte da mesma
Igreja. [...] A solicitude ardorosa demonstrada por ambos os irmãos,
especialmente por Metódio, em virtude da sua responsabilidade episcopal,
por conservar a unidade da fé e do amor entre as Igrejas das quais
faziam parte, isto é, a Igreja de Constantinopla e a Igreja romana, de
uma parte, e as Igrejas nascentes em terras eslavas, de outra, foi e
continuará a ser sempre o seu grande mérito. [...] Nesse período
tempestuoso, assinalado também por conflitos armados entre povos
cristãos confinantes, os santos irmãos de Salônica mantiveram uma
fidelidade firme e bem vigilante em relação à reta doutrina e à tradição
da Igreja perfeitamente unida. [...]
Metódio, de modo
especial, não hesitava em enfrentar as incompreensões, os contrastes e
até as difamações e perseguições físicas, contanto que não faltasse à
sua exemplar fidelidade eclesial. [...] Por este motivo, permanecerá
sempre um mestre para todos aqueles que, em qualquer época, procuram
atenuar as dissensões, respeitando a plenitude multiforme da Igreja que,
segundo a vontade de seu Fundador Jesus Cristo, deve ser sempre una,
santa, católica e apostólica.
in evangelhoquotidiano.org