A Igreja pelas leituras deste dia convida-nos a que a nossa vida seja um contínuo acção de graças pelo dom da vida, pelas graças que ao longo desta peregrinação Deus nos dá. E nós como agradecemos?
Na primeira leitura do livro do Eclesiástico a resposta é nos dada: "A oferta más grata ao Senhor é a que a oferece aquele que cumpre a sua lei. O que guarda os seus mandamentos oferece um sacrifício de acção de graças, o que faz favores ao próximo, oferece o melhor trigo..." Somos então convidados a oferecer sacrificios pelo Outro nosso irmão, que pode estar mesmo ao nosso lado, como caminho para Deus. Santificamos-nos pelo Outro, na medida em possamos ir ao seu encontro.
Neste sentido, nos fala o Evangelho. "Senhor, já vês que deixamos tudo para seguir-te." Não bastam palavras... Deixar tudo, desprendermos-nos daquilo que nos liga aqui para ascender a algo bem maior, abrindo o coração a Deus e à sua vontade. E a vontade de Deus muitas vezes poderá passar por aquele que sofre e necessita de uma palavra de Amor e de Consolo. E em boa verdade, não precisamos muitas vezes de ir longe para esta missão, muitas vezes poderá ser na nossa casa, ou no nosso vizinho do lado, que muitas vezes pensamos que ali mesmo lado nada se passa.
Saibamos reconhecer no Outro, o rosto de Cristo, a pessoa de Deus...
josé miguel