domingo, 23 de junho de 2013

No Domingo XII do Tempo Comum

in sumateologica.wordpress.com
Na primeira leitura do livro de Zacarias relevo a frase "contemplarão aquele a quem traspassaram". O cristão contempla a Cruz, vive a Cruz, caminha com e na Cruz. Não podemos querer uma vida de felicidade plena sem passar pela Cruz. Na verdade, é essa a ideia que durante muito tempo nos tem sido dada. Uma vida facilidade e de felicidade. E não é assim... A vida vem-nos pela Cruz. Pela Cruz, "haverá uma fonte aberta para a casa de David e para os habitantes de Jerusalém, para a purificação do pecado e da impureza." Sem a Cruz não há vida e vice-versa. Foi pela Cruz que nos veio a vida, a ressurreição.
Importa por isso pensar a pergunta de Jesus aos apóstolos: "E vós, quem dizeis que Eu sou?" Falamos tanto de Jesus quer pela Teologia, pela Filosofia, pela História e demais Ciência, mas quem é Jesus para nós? Um revolucionário, um político, um reformador, um filósofo, um poeta? Certamente... Mas muito mais que isso, muito mais, muito mais... Conhecer este Jesus de quem tanto falamos implica segui-lO. E segui-lO implica diz-nos Jesus: "Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-me", porque "quem perder a sua vida por minha causa há-de salvá-la." É este o caminho Cristão e não há outro. Para quem pensa seguir Jesus, sem a Cruz, pode ser tudo, mas Cristão de nome não pode ser chamado.
Exactamente por isso, São Paulo diz-nos: "
todos os que fostes baptizados em Cristo, revestistes-vos de Cristo mediante a fé." Ser baptizado implica seguir Jesus com a Cruz, confessar a Cruz. E não podemos ter medo da Cruz. A Cruz confronta, choca, revoluciona, revolta. Mas Jesus é confrontação connosco próprios com a nossa realidade, pois vem ao nosso encontro, não para nos prender, mas para nos dar a liberdade. E é nesta liberdade que Paulo de Tarso afirma:  "não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem e mulher, porque todos sois um só em Cristo Jesus."
Por Cristo, nos vem esta Liberdade porque Ele nos toma em seus braços e nos conforta e por Ele é retomada a vida, a esperança, a fé e a caridade.

josé miguel