Depois da Solenidade de Pentecostes, da Solenidade da Santíssima Trindade, da Solenidade do Corpo de Deus e do Sagrado Coração de Jesus, entramos num tempo novo para a Igreja - o Tempo Comum. O tempo em que somos convidados a ser testemunho da Ressurreição do Senhor, depois de termos contemplado o dia de Pentecostes.
Neste tempo somos chamados a sair do nosso cenáculo e estarmos e vivermos no mundo. Os cristãos não podem estar no mundo e viver completamente alienados do se passa à sua volta.
Razão tem o Papa Francisco quando afirma que os cristãos devem estar na Política. E se a Política está suja é porque os cristãos não estão lá, e se estão não se nota a sua presença. Falamos de Política, mas podemos falar de Economia, da Cultura entre outros sectores da sociedade.
Há por aí quem se assuste quando se diz que "os cristãos devem estar na política". Mas não se pode ter medo. Há muito tempo que faz falta ouvir-se novamente uma expressão: "militância cristã". Não falamos de um partido político, nem muito menos em movimentos revolucionários, tão somente em que cada cristão seja Cristão no seu ambiente quotidiano, e claro está, isto implica todos os sectores da Sociedade incluindo a Política.
Se assim não fôr, como podemos viver as "bem-aventuranças" que hoje nos são ditadas pelo próprio Jesus Cristo?
josé miguel