sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ide! Envio-vos como cordeiros para o meio de lobos.

Ser discípulo... a ideia que hoje o Evangelho reflecte!
Ser discípulo de Jesus. Recordo as palavras do Papa Francisco na primeira homília, um depois da sua eleição à cadeira petrina: "O próprio Pedro que confessou Jesus Cristo com estas palavras: Tu és Cristo, o Filho de Deus vivo, diz-lhe: Eu sigo-Te, mas de Cruz não se fala. Isso não vem a propósito. Sigo-Te com outras possibilidades, sem a Cruz. Quando caminhamos sem a Cruz, edificamos sem a Cruz ou confessamos um Cristo sem Cruz, não somos discípulos do Senhor: somos mundanos, somos bispos, padres, cardeais, papas, mas não discípulos do Senhor."
Ser discípulo de Jesus sem a Cruz é por consequência negar por sua vez a Ressurreição e a Vida. Em bom rigor, gostamos de ser Cristãos da Ressurreição, mas esquecemos que é pela Cruz, pelo sofrimento que nos vem a Vida. 
Somos hoje enganados consecutivamente por um mundo que nos promete a felicidade fácil. Engano! O sofrimento faz parte e é condição a todo o ser humano. Poderão dizer-me: "palavras!" Sim, palavras, mas certo é que todos os dias nos temos de levantar para a Vida e procurar ser melhores nos meio do sofrimento, porque é pelo sofrimento que no vem a vida.
Por José Miguel M. Serrão, AR