
Zaqueu com o espírito arrependido, estava disposto a dar metade dos seus bens aos pobres e se tivesse corrompido alguém lhe restituiria quatro vezes mais. Ele que se tinha vendido por dinheiro, estava decidido a servir-se do dinheiro para ganhar-se aos pobres. E esse dia chogou a salvação à sua casa. Agora ele pertencia aos eleitos de Deus.
É surpreendente que um homem duro se tenha convertido durante um encontro com Jesus. Nota-se que falaram de coração a coração. A fé leva dentro de si uma força explosiva de mudança, de conversão aos valores do Reino.
É admirável a atitude de Zaqueu, um homem de boa posição social, chefe de cobradores, mas de "baixa estatura" em todo o seu viver. Ele sente a necessidade de encontrar-se com Jesus, acolhe a sua mensagem e toma a única decisão que o pode salvar. Zaqueu, ao sentir-se acolhido por Jesus e tratado com amor descobre que pode "elevar a sua estatura" e reecontra-se com a alegria de viver. A que nos compromete hoje o comportamemto de Zaqueu? Estamos dispostos a restituir quatro vezes mais do que retirámos aos nossos semelhantes? Queremos mudar a nossa vida?
in El Domingo, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. Ambasciatore Romano