in comunidade.sol.pt |
Contemplamos o Presépio. Nele as três figuras que o constituem: Jesus, Maria e José.
Somos hoje convidados a contemplar a Palavra que se Homem e que habitou entre nós. O Emanuel, o Deus connosco.
No centro de toda esta Solenidade está o Amor. O Amor de Deus pelos homens e mulheres.
No Presépio está o inicio, o centro de onde tudo começou. É por isso um momento para voltar às origens, à memória.
Contemplar Jesus, José e Maria no Presépio é contemplar a riqueza da Família. E como hoje é tão maltratada esta riqueza preciosa que é a Família. Se há algo que vai mal na Sociedade, as respostas estão neste colossal termómetro social que é a Família. Não se compreende os ataques sucessivos à Família. E quando se refere família, falamos de Matrimónio, Casais, Filhos e na base as nossas relações sociais. Se queremos saber o porquê desta desintegração social, comecemos por analisar o problema pela raíz - a Família. Que famílias temos hoje?
Da Família, partimos para o Mundo. E o que vemos hoje é um mundo que já está em conflito, seja económico, seja político, seja social. Continua-se sem perceber a razão de tanta intolerância, de tanta falta de respeito, de tanta ambição, de tanto orgulho e de tanta soberba. E a partir daqui eis a razão para um mundo que vive vários conflitos armados. É urgente redescobrir-se o sentido do Amor. Não podemos continuar com um Amor virado somente para o que lhe é carnal. O Amor vai muito além disso.
Neste Natal de 2013, seria importante redescobrir-se o Outro, olhá-lo cara-a-cara, ver no Outro a presença da grandeza de Deus em ordem a redescobrir o sentido do Outro, o sentido do Amor.
Neste Natal de 2013, desejamos a todos os que nos acompanham pelo Mundo um Feliz e Santo Natal e que o Menino Jesus seja para todos Caminho, Verdade e Vida neste limiar do séc. XXI.
Por José Miguel M. Serrão, AR