Na abertura de um novo Ano Litúrgico, damos inicio com o Tempo de Advento.
O Tempo de Advento é o tempo de preparação para o grande acontecimento que é o Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo - o Natal.
Este tempo é um tempo de conversão, de salvação, de penitência, de perceber o que está mal em nós e podermos mudar a nossa vida à luz da mensagem do Natal.
No Evangelho, Jesus apela-nos a estarmos preparados porque não sabemos o dia nem a hora em que virá o Filho do Homem.
Este tempo é muito propício a deixar-nos levar pela azáfama do Natal. Da compra dos presentes, do receber as nossas famílias e mais um sem fim de coisas que nos podem fazer perder do essencial. E fazer perder do essencial é perdermo-nos no verdadeiro sentido que é a festa natalícia, a celebração do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Este é um tempo também muito propício ao consumismo. O comércio apela-nos para isso, mas cuidado, porque a festa que celebramos vai muito mais além do que a simples troca presentes. De nada valem as nossas campanhas de solidariedade pelo bem dos mais necessitados se Jesus não nascer no coração de cada um de nós. De nada valem a quantidade de presentes e afins que damos e recebemos se Jesus não nascer através de nós no coração dos homens e mulheres com que nos cruzamos nesta época.
Vivemos um tempo dificil, em que é necessário estar atento ao outro, mas também é um tempo que devemos estar atentos a nós próprios.
Durante este Tempo de Advento, seria bom perguntar: como vamos este Natal de 2013? Como nos vamos preparar?
A alegria do Presépio de Belém acontece, quando acontecer alegria do Natal no nosso coração. É tempo, mais que tempo de abrirmos o nosso coração a este Jesus que quer fazer Natal no coração de todos homens e mulheres de Boa Vontade.
Por José Miguel M Serrão, AR