terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Eu vos envio como cordeiros para o meio de lobos

"A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos." Jesus dirige-se aos discípulos  com estas palavras. Vivemos hoje um tempo de grande vazio espiritual, em que cada vez mais são necessários trabalhadores para poderem semear mais trigo em vez de joio. Nós, cristãos, muitas vezes envolvemo-nos em distracções que nos desfocam deste bom combate, que é o bom combate da fé. Não entendo como se pode viver em Igreja com ciúme, com inveja, com soberba, com orgulho, com ambições desmedidas. Peço desculpa pelo desabafo, mas às vezes tenho a sensação que nós, cristãos, conseguimos falar de tudo, menos do que devíamos falar. O cristão deve falar de Jesus Cristo, da Sua mensagem, da Sua vida e nada mais. Tudo o resto é distracção. Pedimos trabalhadores para a seara, mas é um oceano de criticas de "diz que disse" contra esses trabalhadores que muitas vezes dá vontade abandonar tudo. Paulo VI dizia, e com razão, que antes que a Igreja evangelize para fora, será necessário ser evangelizada internamente. E deixo alguns exemplos: Se queremos ser cristãos, como podemos desconhecer a Sagrada Escritura? Se queremos ser cristãos, então o que fazemos para dar testemunho de Jesus Cristo aos outros? Conhecemos realmente Jesus Cristo? Se queremos ser cristãos, então porque é que não rezamos? Vivemos muito apegados às coisas do mundo. Na verdade, é condição para se ser discípulo o desapego deste mundo. No entanto, não temos que sair do mundo. Temos que viver o mundo com os olhos de Deus. O discípulo é por isso um embaixador de Deus. Deus necessita de embaixadores para que a sua diplomacia possa proliferar pelo mundo.

jjmiguel