quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

O Espírito do Senhor está sobre mim

Jesus segundo Lucas vai a Nazaré, onde entra na sinagoga e é convidado a fazer uma leitura do profeta Isaías. No final faz um comentário à leitura: "Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura..." Como cristãos somos impelidos às palavras de Isaías: anunciar a boa nova aos pobres, a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos oprimidos, a proclamar o ano da graça do Senhor. A nossa vida por dentro e por fora deverá ser isto para o mundo e no mundo. No mundo de hoje, com as facilidades e as dificuldades do mundo de hoje. O cristão não é chamado à alienação da vida pública, ou do que se passa no mundo. O cristão não pode passar o tempo dentro da igreja só a orar. A oração é importante, mas é também importante que o cristão faça proclamar este ano de graça do Senhor. O cristão não pode viver mergulhado em depressões profundas, mas mergulhado na esperança que é a vida em Jesus Cristo. Um dia à porta de uma igreja no final da celebração eucarística olhava as pessoas e olhava os seus rostos, pensei para mim: "Parece que vêm de um funeral, ou parece que estamos em Sexta-feira Santa." Perguntei para mim onde estava a alegria cristã. E onde está a alegria cristã? Onde está a vida em Cristo? Onde esta proclamação deste ano de graça, deste ano de vida? Todos nos queixamos que o Cristianismo está a perder influência no Mundo Ocidental, e sobretudo aqui na Europa. De quem é a culpa? Dos cristãos, está claro de ver... Chegou por isso o tempo de proclamar este ano de graça, este ano de vida e anunciar bem alto se possível no meio da rua, nas nossas casas em todos os nossos ambientes: Jesus Cristo vive! Jesus Cristo reina! A Cruz só faz sentido a partir do momento que passemos da morte à vida, à esperança, ao Amor.

jjmiguel