terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Que vem a ser isto?

Se Deus existe, porque é que existe o mal? Porque é que existe o sofrimento humano? O Papa Francisco um dia perguntava, numa pergunta profunda: "Porque sofrem as crianças?" Ficamos sempre revoltados diante do mal e muitas vezes faz-se o silêncio dentro de nós perante tamanhas atrocidades que vão sendo cometidas por esse mundo fora. As questões são de profundidade e complexidade humana. Podemos colocar a pergunta ao contrário: se existe mal, então porque é que existe bem? Se existe o mal então para quê acreditar em Deus? Proponho que hoje façais um exercício... Olhai para a Cruz onde está o Nosso Mestre e Senhor, que vedes? Da minha parte partilho a minha visão: ali está espelhado o mal que existe no coração do homem, e em simultâneo o amor e a misericórdia de Deus pelo mundo. Jesus assume o nosso pecado, doa-se, ama o Homem. E nós amamos Jesus Cristo, como Ele nos ama? É por isto que Jesus tem tudo a ver connosco, porque a todos ama e a todos acolhe na infinita misericórdia do Pai e espera também que O possamos amar. Então se dizemos que amamos Jesus Cristo, então porque é que continuamos a ferir o nosso Amado? De uma forma prática, porque é que continuamos a magoar alguém que amamos e que nos ama? Se amamos Jesus Cristo e continuamos a feri-lO, então somos mentirosos e hipócritas, como nos diz o Apóstolo. A perpetuação do mal no mundo não depende de Deus, mas depende de nós através da magnitude do nosso Amor a Deus e aos demais.

jjmiguel