No meio deste tornado que inicia agora os seus primeiros ventos é necessária a consciência e a nossa lucidez, enquanto cidadãos e homens do mundo e do nosso tempo. Porque este é o nosso tempo e temos que vivê-lo, saber aproveitar o melhor e o pior que ele tem.
Para mim é sempre bom poder escrever sobre o que se anda a passar neste mundo, mais que não seja para deixar memória escrita, não vá existir para aí alguém que adultere os factos. Porque isso irá acontecer de certeza. Mas não quero me alongar e ir ao essencial - os factos da semana que passou.
A semana teve o seu inicio com a nova proposta do Partido Socialista de querer criminalizar o enriquecimento ilícito. Mais uma proposta eleitoral e de imagética que outra coisa. O que se espera em ano de eleições?. A ver vamos o que vai dar esta proposta. Talvez mais uma proposta para colocar na gaveta, como tantas outras. Só fachada, caros amigos, só fachada! No entanto, Vitalino Canas, porta-vos do PS lá veio dizer que existem impedimentos constitucionais. Está visto o que esta proposta de enriquecimento ilícito vai dar. Não se pode esperar muito. Sobretudo quando os ricos ficam mais ricos e os pobres mais pobres, com a classe média a sofrer duros golpes. Talvez um dia a classe média levante a sua hoste revolucionária e a ver vamos o que acontece em seguida.
Como se não bastasse o Caso Freeport, na continuação da última semana, na medida em que um dirigente do PS fez um ultimato. Na verdade, Ricardo Rodrigues desejaria processos disciplinares para os dois magistrados que estão no processo. Que bela corporação! Todos a protegerem o chefe! Tão bonito estes actos de amizade. Só espero que não se arrependam.
Ao nível internacional são os ecos da Cimeira da NATO que se fazem ecoar pelo mundo em que se ficou a saber afinal que onze países europeus irão reforçar a sua presença militar no Afeganistão com cinco mil soldados em que Portugal poderá estar incluído. Será o último suspiro do Tratado da Aliança do Atlântico Norte? Ou será o principio do fim de uma era. Sinceramente, não percebo, no contexto actual e no estado de situação mundial, o sentido da existência desta instituição. Talvez para continuar a alimentar a fome de guerra para o capitalismo americano necessita para se alimentar. Quanto à presença portuguesa só um único comentário me resta: com tantos problemas que temos por cá e ainda vamos reforçar a nossa presença militar ao serviço dos interesses dos outros. Para os outros temos soluções para nós não... Porque será? Só esperamos que o feitiço não se volte contra o feiticeiro. E já agora, só um alerta: não vamos voltar ao suplício de uma "Guerra Colonial" que dizimou uma boa parte da juventude portuguesa das décadas de 60 e 70. E olhem para o que está a acontecer nos EUA nesta matéria. Basta ouvir e ver as notícias. Ou será que ainda ninguém se deu conta que todos os dias estão morrer jovens norte-americanos e de outras nacionalidades?
No seguimento, com Obama na Turquia, a Coreia do Norte lá colocou uma "garra de fora" lançando um míssil, numa sessão experimental. O que eu desejo é que não esteja a acontecer neste momento a preparação dos países para um possível conflito armado. Mas não podemos pensar nisso. Na minha perspectiva é um pequeno sinal de algo que está para acontecer dentro de breves momentos. E ninguém dá conta.
Pelo país, a nossa tecnologia está a desenvolver um localizador de crianças por GPS. Nas crianças já está, agora falta nos adultos.Mas só o tempo irá julgar esta frase. Além disso, o fisco deixou prescrever37 milhões de correcções ao IVA feitas à banca. E mais uma vez o Estado Português sai lesado por ignorar a proposta da Inspecção Geral das Finanças. Agora o que eu não consigo compreender é a prescrição. Se fôr como na justiça, a prescrição dá muito jeito.
Durante esta semana ficamos com os números da epidemia da gripe que assolou sobre nós neste Inverno passado: entre 1200 a 1500 mortos. Ainda se morre de gripe...
A fuga a penhores continua: o fisco identificou 2270 suspeitas de crime. Que país este onde esta saga ainda continua e ninguém mete cobro a isto. Razão tinha o jornal "El Mundo" em que afirmava aqui à uns anos que eramos o paraíso berluscuniano.
A natureza encarrega-se do resto. o mundo ficou supreendido com o sismo na magnitude de 5,8 (Escala de Richter) que aconteceu em Aquila espalhando a morte e a destruição, arrasando até algumas construções edificadas na Idade Média. É nestes momentos que se deve colocar a mão na consciência e perguntar a nós mesmos para que serve tantas soluções, planos, tantos e tantos pensamentos quando a Mãe-natureza não está dormir. O que andamos nós a criar para o futuro dos nossos filhos e dos nossos netos? Talvez um grande monstro que pode acordar a qualquer momento. E, sinceramente neste ritmo, não temos que nos preocupar muito. A Mãe-Natureza irá resolver de certeza.
Numa Visita-Surpresa (para os comuns mortais) Obama lá foi visitar o seu exército no Iraque reiterando o empenho dos EUA neste país. Qual Imperador Romano de revista às tropas! Para quem julga que Obama irá retirar do Iraque desengane-se. Outros valores mais altos se levantam.
Pela província nacional, o Governo toma novas medidas eleitoralistas. Os processos de avaliação individual padrão dos professores serão de livre acesso a pais e a outros professores. Quero ver os pais a consultar estes processos e a julgarem os professores dos meninos em praça pública. é uma medida que só descredibiliza a classe docente.
No futebol, o FC Porto continua a fazer figura na Liga dos Campeões, ao empatar com o Manchester United por 2-2. Sinceramente não quero comentar sobre tal facto, pois quero manter a minha imparcialidade, e não quero ferir susceptibilidades desportivas.
As eleições europeias continuam com a loucura socialista. Ficamos a saber que para além de Vital Moreira agora também o homem que estoirou com a Saúde em Portugal estará também nas listas eleitorais. Refiro-me ao Dr. Correia de Campos. Ao que parece o Partido Socialista dá sinais de alguma ansiedade eleitoral que poderá ser prejudicial. Mas como o Partido Socialista tem o dever histórico de defender a democracia portuguesa, tudo fica bem. No CDS-PP nada de especial, estava mais que visto quem era o candidato e pelos vistos não surpreendeu: Nuno Melo, deputado na AR. E basta percebermos que o deputado Nuno Melo, poderia ser uma sombra para o Sr. Paulo Portas dentro do partido. Falta o PSD, PCP e BE apresentarem os seus candidatos que também não deverão surpreender. Há um clima de grande ansiedade eleitoral e provavelmente justificável, devido à descredibilização política que existe actualmente no país. Vivemos hoje no limbo...
A Cimeira da Nato já entoa em Portugal quando tivemos o Sr. Ministro da Defesa a defender o significativo reforço de tropas portuguesas no Afeganistão. Na verdade mais pessoas e bens em nome de não sei o quê. Em nome de uma guerra que só serva para alimentar os imperialismos de alguns. Na verdade um Ocidente que perde a sua identidade diante de um Oriente em expansão.
Além disto, também quero deixar aqui registado o Prémio de Fotografia Bes Photo que foi para fotógrafo Edgar Martins e que foi premiado esta semana que passou.
A semana irá finalizar com o primeiro sinal de ruptura de alguns socialistas a subscreverem um apelo que lança avisos à política do Governo, afirmando que a crise não pode servir para absolver incompetências. Na verdade, que o PS se encontra dividido, é uma evidência, com esta subscrição fica comprovado. Do qual já todos estaríamos à espera. Mas o poder ofusca qualquer rebelião dentro de um partido. No entanto, sempre esperamos para ver quando o PS fôr oposição como ficará. A ver vamos...
Um alerta nunca vem só: está uma praga à venda por todo o país que já causou danos na natureza e ao que parece só o trabalho escolar está a evitar "in extremis" o alastramento da planta infestante. No entanto, a Mãe-Natureza defende-se. No entanto, ela move-se...
Algo que vai sendo evidente nos centros históricos é agora a medida que o Governo irá tomar para acelerar os processos de reabilitação urbana que passará pela venda obrigatória dos proprietários de casas devolutas. Mas será que os proprietários irão nisso? E será que as casas irão ser mesmo reabilitadas? Se fôr como o património histórico-cultural poderemos ficar à espera.
No terminus de mais uma semana que para uns é normal, para os cristãos é uma semana alta será necessário estas palavras.
No mundo que vive hoje um período de incessante procura e de um rumo, é necessário que se encontrem novos modelos, novos líderes, novas pessoas, novas formas de viver e isto passará sem dúvida pelas novas gerações, que são o futuro.
A Páscoa Cristã, só será verdadeira quando essa renovação se fizer à estrada e iniciar o seu caminho. Caso contrário poderemos estar diante de uma sociedade que morreu para si e para os outros.
É necessário que cada religião seja uma luz e não seja poder.
É necessário que se tenha consciência do poder social que tem a religião em religar o Homem à sua essência identitária, para que possa enveredar por um novo rumo.
A Páscoa Cristã só fará sentido quando cada homem (judeu, muçulmano, buda ou hindu ou outra confissão religiosa) encontrar no outro valores como a compaixão, a tolerância, o amor e a amizade entre os povos, apesar das suas diferenças. São esses valores que são transversais a todas as sensibilidades religiosas.
Deste modo, só assim poderemos encontrar um novo rumo, uma nova vida com rumo a uma verdadeira aldeia global. São exemplos de inter-ajuda como vimos em Aquila que teremos de ver mais vezes repetidos (não só em momentos de crise), depois de um sismo que fez 293 mortes.
Este poderá ser um caminho para o Homem no Mundo do Terceiro Milénio.
Este foi, é e será o nosso tempo. Devemos procurar vivê-lo.
Sinais do tempo
Títulos do jornal "Público" de 05 a 10 de Abril de 2009