Somos convidados hoje a passar em revisão as nossas relações humanas. Sabemos bem qual o seu estado actual. Na verdade, a verdadeira face da crise de que se tanto fala, mas que nos querem fazer crer que tudo não passa de política e economia. Uma meia-mentira...
Na primeira leitura do livro de Tobias, assistimos à descrição do casamento de Tobias com Sara, e vemos como ele e ela se respeitam mutuamente. No entanto há que relevar a forma como colocam Deus na sua relação e na sua vida. Nas nossas relações sociais e familiares colocamos Deus no centro da nossa vida?
Porém, no Evangelho, Jesus resume os dez mandamentos da Lei em dois: "Amarás o Senhor Teu Deus, com todo o Teu coração, com toda a Tua alma, com toda a a Tua mente e com todas as tuas forças. (...) Amarás o teu próximo como a ti mesmo."
O Amor... esta palavra que teimamos em não descobrir na nossa vida. se não descobrimos o Amor, também tão pouco poderemos descobrir Deus. Como podemos dizer que somos filhos de Deus se não amamos?
O nosso caminho para Deus, o caminho de santificação passa indubitavelmente pelo Amor. "Ama e faz o que quiseres!" (Santo Agostinho)