Neste dia a Igreja convida-nos a celebramos a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. O que nos fala ao espírito esta solenidade? Fala-nos do Amor. O Amor que o nosso Pastor tem por nós.
Na primeira leitura do livro de Ezequiel revela-nos como Deus no seu infinito Amor, como Bom Pastor vai ao encontro das suas ovelhas que andam perdidas, para lhes retomar a vida, para as congregar em torno a si.
Assim nos fala Jesus no Evangelho de São Lucas: "Eu lhes asseguro que também no céu haverá mais alegria por um pecador que se arrepende, que por noventa e nove justos, que não necessitam arrepender-se." Deus não quer encontrar-se com os justos, mas com todos aqueles que sofrem do seu pecado, que por sua vez esse pecado os faz sofrer. O Pastor é então aquele que não vai somente ao encontro dos justos, mas dos que estão perdidos, e que lhes dá uma palavra de Fé, Esperança e Caridade. Recordemos a passagem de Zaqueu no Evangelho...
Assim afirma, São Paulo à comunidade de Roma: "Dificilmente haverá alguém que queira morrer por um justo (...) E a prova de que Deus nos ama está em que Cristo morreu por nós quando éramos pecadores." Dar a vida, estar ao serviço, acolhimento, paz, concórdia palavras que nos remetem para o sacerdócio.
O que é ser padre hoje?
Neste momento pessoalmente, penso em todos os sacerdotes que de alguma forma foram e são modelo e referência na minha forma de viver a Fé. Neste dia em que Sua Santidade, Francisco, nos convida a uma Jornada Internacional para a Santificação dos Sacerdotes.
Rezemos pelos sacerdotes...
josé miguel