sábado, 31 de agosto de 2013

Pedimos-lhe que sigam prosseguindo

O progresso espiritual é de todos os dias, não de um dia. O Apóstolo sabe que a sua comunidade é muito dada à vida de Fé; não obstante, exorta-os a seguir prosseguindo na mesma Fé, numa vida de santidade. Que seja um momento de graça para que como Cristãos cada dia possamos estar em contínua conversão. Senhor Jesus, que cada dia possamos prosseguir um pouco mais.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. Ambasciatore Romano

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Esta é a vontade de Deus: que sejam santos

Se te perguntam qual é a vontade de Deus, diz: ser santos. Desde o principio elegeu-nos para ser santos, essa é a sua vontade, pois fez-nos à sua imagem e semelhança e apesar da nossa rebeldia, não se cansa de chamar-nos à santidade inicial.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. Ambasciatore Romano

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Na Memória do Martírio de São João Baptista

in jeffersonsouzas.com
Desde o séc. V que, em França, há relatos de uma celebração do martírio de São João Baptista. O Baptista é uma figura ímpar entre os homens da História da Salvação, e por isso a Igreja dedica-lhe duas celebrações, a solenidade do seu nascimento para o mundo, a 24 de Junho, e a memória do seu nascimento para a eternidade, hoje. Como diz São Beda Venerável, "com razão celebram,os festivamente o dia do seu novo nascimento, dia que ele tornou memorável com a sua própria morte e ilustrou com a gloriosa púrpura o seu sangue. Merecidamente veneramos com alegria espiritual a memória daquele que selou com o martírio o testemunho que dera do Senhor." João Baptista testemunhou sempre o Senhor Jesus: fiel à Verdade, não cedeu perante as conveniências e os interesses de quem neste mundo pensa ter autoridade sobre a vida e a morte.
in Litúrgia Diária, Paulus, Lisboa 2013

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Receberam-na como Palavra de Deus

Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja





A palavra transmitida pelo Apóstolo é uma palavra que foi acolhida na comunidade de Tessalónica. Aí a receberam como aquilo que era: Palavra de Deus, viva e eficaz, palavra que actua nos crentes, que os faz ser reconhecidos e distinguidos em todas as partes, pois a fé dos tessalonicenses foi conhecida por toda a região.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. Ambasciatore Romano

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Já que aceitaram Jesus Cristo vivam unidos com Ele

Santa Mónica
in padreleoeterno.com




Seria muito ridículo e gracioso dizer que cremos em Jesus Cristo e não fazermos as obras Dele: amar desinteressadamente, oferecer a vida, amar e viver com Ele o fez. Aceitar a Cristo Jesus é aceitar a salvação. Estar unidos a Ele é estar unidos à vida. Senhor Jesus, estou necessitado de ti, não permitas que me separe de ti.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. Ambasciatore Romano

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Sempre damos graças a Deus por todos vós

As nossas comunidades de fé, de pastoral, os nossos destinatários, deveriam sentir a acção de dirigida a Deus, como faz o Apóstolo. O médico dá graças pela saúde dos seus pacientes, o professor pela aprendizagem dos seus estudantes, o sacerdote pela fé transmitida aos seus fiéis. Rezemos a Deus Pai para os destinatários da obra apostólica sejam pessoas de bem.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. Ambasciatore Romano

domingo, 25 de agosto de 2013

No Domingo XXI do Tempo Comum

Quem lhe perguntava pelo número dos que se salvariam Jesus lhes responde sobre o como da salvação e os adverte que esta não é algo que se obtém automaticamente. Imaginamos uma multidão junto a uma porta estreita. Uns passaram por ela, outros não. Se não se faz um esforço sério de despojamento e desprendimento não é possível entrar por ela poder-se-á ficar excluído da salvação. Jesus convida-nos a uma revisão séria da orientação do coração e a esforçarmo-nos por viver uma vida nova sem egoísmos nem apegos, dando primazia a Deus e aos irmãos. Esse é o nosso passaporte para entrar no Reino.
A porta do Reino é estreita e nos enfrenta com a nossa própria consciência, despidos de todo o aparato institucional, religioso ou mágico que pretenda oferecer-nos ou vender-nos a salvação. A porta da perdição, no entanto, é ampla e espaçosa.
Para entrar pela porta da salvação não basta ter pertencido ao Povo de Deus, ter sido baptizados, ter recebido a cinza ou ter ensinado, se a Palavra fôr anunciada com um testemunho de caridade. Necessitamos de entrar pela porta da conversão pessoal, pois nem a comunidade, nem a prática de umas obrigações religiosas são um salvo-conduto. Por isso o Senhor diz: "Há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão os últimos."
O Reino é um dom dos que gozam e lutam por ele. Crer possui-lo, pensar que temos a exclusividade e que somos depositários dele, colocando à margem os outros, é viver não somente desorientados mas fora da dinâmica do Reino.
in "El Domingo", San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. Ambasciatore Romano

sábado, 24 de agosto de 2013

Vou mostrar-te a noiva, esposa do Cordeiro

São Bartolomeu, apóstolo





O Povo de Deus, os cristãos, vestiram-se com traje de festa. A esposa está pronta: a Igreja, que caminha até ao encontro do Esposo, de Jesus. A nova Jerusalém aguarda-nos. Uma noiva que lavou o seu traje no sangue do Cordeiro. Vem, Senhor Jesus, a Igreja está em marcha, permite que ela seja instrumento de salvação num mundo que não quer saber de Ti.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. Ambasciatore Romano

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Quem se gloria que se glorie no Senhor

O apóstolo põe a manifesto algo que pode passar aos discipulos e apóstolos do Senhor; crer que a obra realizada é obra puramente humana. A glória do trabalho apostólico é de Deus, não é obra humana; a pessoa é só um instrumento. Senhor, que só nos gloriemos em ti, pois tu és a glória.
in Agenda Liturgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. Ambasciatore Romano

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Fiz uma promessa ao Senhor

Constata-se na nossa sociedade que muitas vezes, levados pela angustia o pela euforia, prometemos coisas que resultam impossíveis de levar a cabo ou que nos produzem vergonha. Recordemos que o Senhor nunca nos pede coisas que exijam riscos desnecessários para nós ou para a nossa família. Respondamos ao Senhor segundo as nossas capacidades.
in Agenda Liturgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. Ambasciatore Romano

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Escutem-me vizinhos de Siquém e que Deus os escute a vós

A eleição de Abimelec como rei de Israel não é querida por Deus, pois só Ele deve reinar. Abimelec representaria a sarsa, ninguém poderia abrigar-se debaixo da sua sombra. Oh Deus, às vezes queremos ocupar o teu reinado, retira de nós todo o desejo de poder, de possuir, de prestigio e de prazer. Que os nossos governantes se desvelem pelo bem comum antes que pelo seu desejo de pobreza.
in Agenda Liturgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. Ambasciatore Romano

terça-feira, 20 de agosto de 2013

O Senhor está contigo

in portal.ecclesia.pt





Depois de um período de paz, o povo esquece Deus. Faz tudo o que Ele reprova: não ama a justiça, destroce o direito, esquece os pobres. Gedeão é chamado a servir, é chamado a ter a valentia de fazer com que o povo volte a Deus. Porque é que nos sucedem desgraças? É a pergunta que o povo faz, e a resposta têm eles mesmo: esqueceram-se de Deus.
in Agenda Liturgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. Ambasciatore Romano 

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Abandonaram o Senhor, que os tinha retirado do Egipto

Abandonar a Deus é sinónimo de perdição, é esquecer as maravilhas criadas por Deus a favor do povo, é esquecer a liberdade outorgada gratuitamente. Renegamos livremente a Deus e isso não será bom. Culpamos a Deus das nossas desgraças. Senhor Deus, que sejamos capazes de reconhecer que longe de ti, a nossa vida é um vazio.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. Ambasciatore Romano

domingo, 18 de agosto de 2013

No Domingo XX do Tempo Comum

in freewallpaper.in
O Reino de Deus não se constrói sem oposição. Oposição que tem que ver com as estruturas de opressão e injustiça, com a pobreza e a riqueza, com a paz e a guerra, com a fome e a abundância, a vida e a morte. Por isso, anunciá-lo e construi-lo provoca conflito e divisão.

A mensagem de Jesus é como uma espada cortante que se introduz até no mais sagrado: a família, onde um estarão a favor e outros contra à sua mensagem. Ele é o mensageiro de uma paz profunda e definitiva que implica justiça e respeito pelos direitos dos indefesos, e isto cria oposição entre quem beneficia de uma ordem social injusta. O egoísmo recusa a fraternidade e a condição de filhos de Deus. A mensagem de Jesus é de paz, uma paz pela qual Ele sofrerá o baptismo de fogo e será submergido na dor e na morte.

A sua palavra estava a favor da justiça, da responsabilidade, da solidariedade e ia contra os orgulhosos, os corruptos, os violentos, os que abusam do poder. Isto colocava muitos em tensão e suscitava ao mesmo tempo simpatia e oposição. Por isso é comovente ver Jesus expressando sentimentos que o paralisam diante da difícil missão recebida. Vemos um Jesus combativo e angustiado diante do que o esperava.

Há quem prefere ignorar de onde vêm os males, porque isso questiona os seus privilégios. Jesus sabe que o seu anúncio do Reino revela uma realidade nas quais as divisões estão presentes.

Busca eliminá-las defendendo a sua causa: a falta de amor concreto e comprometido. Dá a sua vida lutando contra o mal, por amor, convidando a todos a uma mudança radical.
in "El Domingo", San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. Ambasciatore Romano

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Dei-vos uma terra que não cultivastes

Deus foi quem tomou a iniciativa de dar uma terra para propriedade, foi quem livrou batalhas e as ganhoum foi quem fez passar o Povo dançando e feliz pelo chão seco do Mar Vermelho. Senhor Deus, que és generoso e misericordioso, faz que sejamos agradecidos, pois tudo o recebemos da Tua mão generosa; que também sejamos capazes de partilhar.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. José Miguel M. Serrão

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Na Solenidade da Assunção da Virgem Santa Santa Maria

in apenasoracao.blogspot.com





Esta Solenidade da Assunção da Virgem Maria é uma festa cristológica. A victória é de Deus na pessoa de Cristo; o reinado é de Deus que reina em tudo. Virgem Maria, tabernáculo imaculado que com o seu "Sim" ajudou ao plano magnifico da salvação e que estás já no Reino de Deus, intercede por nós para que possamos dar paz às pessoas e Glória a Deus.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. José Miguel M. Serrão 

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles

in senhordobonfim.net
Raimundo Maria Kolbe nasceu na Polónia a 08 de Janeiro de 1894. Cedo entrou na Ordem dos Frades Menores conventuais assumindo com a profissão religiosa, o nome de Maximiliano Maria. Estudou em Roma, missionou no Japão e regressou à Polónia para dirigir o grande convento franciscano. Em 1941 é preso pelos nazis e levado para Auschwitz, onde aceitou morrer substituindo um pai de família. Pela sua morte, Maximiliano exemplificava o que havia escrito alguns anos antes: "Amemos com todo o coração o amantíssimo Pai celeste, e seja a nossa obediência a prova real desta caridade perfeita, que deve pôr-se em prática sobretudo quando se nos pede o sacrifício da própria vontade. Para progredir no amor de Deus, não conhecemos livro mais sublime que Jesus Cristo crucificado."
in Litúrgia Diária, Paulus, Lisboa 2013

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Sejam fortes e valentes, não temam, não se acobardem diante deles

São Ponciano, papa
in blog.cancaonova.com
As palavras de Deus são sempre de fortaleza e de segurança: sejam fortes e valentes, não temam, não se acobardem, caminhem com a cabeça para cima, digam ao Mundo que Eu estou convosco. Josué, sucessor de Moisés e guia do povo no seu caminho até à terra prometida, tem que cumprir este desejo de Deus.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. José Miguel M. Serrão

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Ao Senhor, teu Deus respeitarás e a Ele somente o servirás

Deus é Deus zeloso, que ama inclusivamente mais do que uma mãe ama a sua criatura, pois uma mãe se pode esquecer do seu filho, mas Deus não o faria. Por isso, pode pedir aos seus filhos, respeito e serviço. Jesus foi tentado no deserto, e repetiu ao tentador estas palavras: "Ao Senhor, teu Deus respeitarás e a Ele somente o servirás". Senhor, só tu és Santo digno de respeito e de serviço.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. José Miguel Martins Serrão

domingo, 11 de agosto de 2013

No Domingo XIX do Tempo Comum

in paroquiadeolivaissul.blogspot.com
Jesus declara feliz o administrador fiel e prudente a que o seu senhor, quando regresse o encontre cumprindo com a sua responsabilidade. Estará ao mesmo nível do seu senhor e lhe confiará os seus bens. Mas se actua com irresponsabilidade o senhor lhe cortará com ele e lhe assinará a sorte dos infiéis.

O coração humano agarra-se ao seu tesouro. Daí a importância de saber escolher esse tesouro. Muitas vezes o homem não sabe de onde pôr o seu coração e o importante parece ser disfrutar de cada fragmento do seu tempo buscando o mais satisfatório en cada circunstância fugaz, para cair de novo na insatisfação. O homem necessita de pôr o seu coração num tesouro que é inesgotável e que não pode ser arrebatado: o Reino de Deus.

Há que estar sempre vigilantes, preparados e viver com responsabilidade. Não podemos viver numa alegre inconsciência deixando para depois o que é importante e definitivo no presente. A cada um Deus deu pouco ou muito, qualidades e dons aos quais temos que responder. E neste assunto ninguém pode ocupar o nosso lugar. Os projectos, metas e ideais vão-se empobrecendo e perdemos o entusiasmo e a alegria. Há que reavivar a alegria da nossa fé em Deus de modo que seja luz que estimule a nossa vida, que nos anime e que seja motivo de esperança.

Onde encontrar um estímulo capaz de livrar o homem da superficialidade e do vazio interior? No Senhor Jesus, pois só "Ele tem palavras de vida eterna". E como diz Santo Agostinho: "Inquieto estará o meu coração até que não descanse em ti, Senhor".
in "El Domingo", San Pablo, 11/08/2013, Trad. Port. José Miguel M. Serrão

sábado, 10 de agosto de 2013

Quem semeia abundantemente, também colherá abundantemente

O apóstolo Paulo sabe que a caridade brota de um coração desprendido e generoso. Os dons recebidos de Deus devem ser postos ao serviço dos demais. Há que reflectir desde a consciência, não hão outro lugar para saber discernir sobre os nossos talentos. Por isso, quem semeia pouco, pouco recolhe. Senhor Jesus, que saibamos compartir com alegria.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. José Miguel M. Serrão

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

O Senhor é Deus e não há outro

O povo de Israel reconheceu que não há Deus fora do Deus de Israel. Todas as proezas que o povo de Deus vê realizadas são obra do amor incondicional de Deus. Agora, a nova geração pode celebrar com gozo esse dom imenso que o Deus da vida lhes otorga: a liberdade na terra prometida. Senhor, ensina-nos a compreender que não há outro Deus fora de ti.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. José Miguel M. Serrão

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Moisés levantou a mão e bateu na rocha duas vezes com o bastão

Brota água da rocha assim que Moisés dá dois golpes. Com um só golpe teria bastado. Moisés ficou desesperado diante da reclamação do povo. Estavam ansiosos por água, morriam de sede. Colocaram Deus à prova. Moisés é castigado por não crer. Por isso não entrará na terra prometida. Senhor, que não duvidemos da Tua Palavra, que sejamos pessoas de fé.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. José Miguel M. Serrão

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

É uma terra que emana leite e mel

A terra prometida emana leite e mel, é a terra da abundância. Os espías vão ver o terreno para recolher informação, esperam-se boas notícias. Deus não podia mentir. A terra que nos prometeu é rica e abundante. Portanto a alegria de Dele, não se pode ocultar. Senhor Deus, obrigado pela tua promessa feita realidade, a Nova Jerusalém, a do Céu, nos aguarda.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. José Miguel M. Serrão

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Este é o meu Filho muito amado


in  comissariadoterrasanta.blogspot.com




A festa da Tranfiguração do Senhor é a visibilidade do que acontecerá. é esperança da nova vida que nos espera. Os testemunhos oculares Dele, não podem calar. Pedro depois da ressurreição de Jesus o proclama e dá testemunho desse momento sublime em que a Lei, o profetismo e a definitiva aliança, Cristo, se encontrarão.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. José Miguel M. Serrão

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Eu sozinho não posso carregar com todo este povo

A missão por vezes torna-se pesada. Nem todo sai como queremos. Um povo que esteve escravo recorda a comida da escravidão. Estão fartos da comida que o Deus libertador lhe à proporcionado. O guia do deserto sabe que sozinho não pode fazer nada e pede ajuda a Deus, Ele o escuta e o ajuda. Senhor que não nos pensemos como autosuficientes.
in Agenda Ltúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. José Miguel M. Serrão

domingo, 4 de agosto de 2013

No Domingo XVIII do Tempo Comum

Outras traduções do texto sagrado dizem: "Vaidade das vaidades, tudo é vai vaidade." Tudo é ilusão quando não se tem Deus na vida. Quando o ser humano crê que sem Deus tudo pode; cai no grande relativismo existencial, a vida não importa e a ciência é colocada contra o Ser Humano.
Senhor, que a nossa vida não seja só uma ilusão.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. José Miguel M. Serrão

sábado, 3 de agosto de 2013

Cada um de vós recuperará a sua propriedade

No Povo de Israel o ano jubilar surgiu como uma norma social que controlava a concentração dos meios de produção em poucas mãos. Durante este ano a terra devia ser devolvida ao sue proprietário original para que não existisse pobres no meio do povo. Uma justa relação com Deus exige que nos empenhemos que reine a igualdade e a justiça.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. José Miguel M. Serrão

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Reuniram-se em assembleia litúrgica

O Povo de Israel entendeu muito bem a necessidade de reunir-se como comunidade, como povo: não só para cumprir um acto social, mas com um sentido mais profundo. A reunião da comunidade deve ser litúrgica: Deus no meio da assembleia e o serviço que devem prestar uns aos outros desde a oração, desde a acção de graças e desde a súplica.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. José Miguel M. Serrão

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A glória do Senhor encheu o santuário

A glória de Deus faz-se palpável, visível. A nuvem significava a presença de Deus. Nesse encontro maravilhoso com Ele o seu santuário estava cheio da Sua presença. Para o Povo de Israel o templo, o santuário, irão ser sinais visíveis da presença de Deus nas suas vidas. Hoje os nossos templos deveríam ser cheios da glória de Deus através da acção litúrgica dos ministros.
in Agenda Litúrgica, San Pablo, Bogotá 2013, Trad. Port. José Miguel M. Serrão