sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Enquanto a semente germina e cresce

Dos exercícios que tenho gosto em fazer é de partilhar aqui o que me vai falando os textos do Evangelho. E é isso que tenho feito. Jesus apresenta-nos mais uma parábola e diz que o reino de Deus pode ser comparado a um grão de mostarda que ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes que há sobre a terra, mas depois de semeado, começa a crescer e torna-se a maior de todas as plantas da horta, estendendo de tal forma os seus ramos que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra. O reino de Deus é então um campo onde todos nós cristãos somos semeadores desta semente de grão de mostarda. Como semeamos? Com a nossa vida, com a nossa luz irradiada pela Fé, Esperança e Caridade. Todos somos responsáveis uns pelo outros. Estamos na verdade esquecidos desta missão. Penso em todas as pessoas (as boas e as más) que me fizeram crescer como cristão, e semearam em mim a semente da fé cristã, que cresceu deu este fruto (bom ou mau, vós o podeis julgar). Muitas vezes me questiono que testemunho dou eu deste Jesus Cristo naqueles que se cruzam comigo, todos os dias? Será que sou espelho da misericórdia, do Amor, do coração infinitamente aberto de Deus que a todos acolhe. Passamos a vida a lamentar-nos porque é que o jovens não vão à Igreja, ou porque é que as nossas comunidades estão cada vez mais envelhecidas e necessitar de uma colossal renovação. Penso que é através dos nossos testemunhos de vida, enquanto cristãos que podemos semear nos outros este grão de mostarda. Na verdade, que nós possamos diminuir até definhar, para que outros tenham vida. Esta é a regra de vida para qualquer cristão. De que testemunhos precisamos mais quando vemos por terras de África, Ásia, América e Europa tantos  e tantas que de uma forma ou de outra se entregam totalmente, entregam totalmente a sua vida em nome de Jesus Cristo? E este é um sinal de vitalidade de Cristo no mundo. Muitos e muitas têm medo de deixar tudo, de se despir de si próprios para dar lugar à pessoa de Jesus. Recebemos de graça, damos de graça a todos. Será que somos todos hoje de dar mais um bocadinho de nós aos outros? Queremos controlar tudo e não controlamos nada porque somos meros operários na messe do Senhor, mas não somos profissionais da Religião. Para falar de Jesus temos antes de mais nada vivê-lO na nossa vida, senti-lO em cada rosto, em cada ambiente e perceber que Ele é o senhor da messe, porque nada é nosso e somos discípulos onde estamos, por desígnio e graça de Deus. 

jjmiguel