(Beato João Paulo II)
sábado, 29 de outubro de 2011
Non abbiata paúra!!!
(Beato João Paulo II)
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Uma metáfora
Sílvia Júlio, in Revista Família Cristã, Outubro 2011, pág. 29
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Da Carta a Diogneto
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Pode descobrir-se que Deus é trinitário pela simples lógica?
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
A propósito das imagens da criança chinesa
O outro respondeu: «Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.»Disse-lhe Jesus: «Respondeste bem; faz isso e viverás.»
Mas ele, querendo justificar a pergunta feita, disse a Jesus: «E quem é o meu próximo?»Tomando a palavra, Jesus respondeu:
«Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e caiu nas mãos dos salteadores que, depois de o despojarem e encherem de pancadas, o abandonaram, deixando-o meio morto. Por coincidência, descia por aquele caminho um sacerdote que, ao vê-lo, passou ao largo. Do mesmo modo, também um levita passou por aquele lugar e, ao vê-lo, passou adiante.
Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, encheu-se de compaixão. Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho, colocou-o sobre a sua própria montada, levou-o para uma estalagem e cuidou dele. No dia seguinte, tirando dois denários, deu-os ao estalajadeiro, dizendo: ‘Trata bem dele e, o que gastares a mais, pagar-to-ei quando voltar.’Qual destes três te parece ter sido o próximo daquele homem que caiu nas mãos dos salteadores?»
Respondeu: «O que usou de misericórdia para com ele.» Jesus retorquiu: «Vai e faz tu também o mesmo.»
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Uma alegria estranha...
josé miguel
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
Acerca do momento presente
domingo, 16 de outubro de 2011
A propósito da crise
sábado, 15 de outubro de 2011
Santa Teresa de Ávila
in Litúrgia Diária, Ed. Paulus, 2011
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Viver sem memória...
josé miguel
terça-feira, 11 de outubro de 2011
De ânimo leve...
sábado, 8 de outubro de 2011
Acabou-se o dinheiro!
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Cremos num Deus ou em três deuses?
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Uma homenagem em 05 de Outubro...
"Em consequência dos acontecimentos, e também como já vimos monsenhor Tonti partiu de Lisboa para Roma, deixando os negócios da Santa Sé e a Nunciatura Apostólica de Lisboa, à custódia do jovem secretário, monsenhor Benedetto Aloisi Masella. A missão de monsenhor Aloisi-Masella em Lisboa foi delineada pelo secretário de Estado, card. Merry del Val, a 21 de Outubro de 1910. Este deveria orientar-se por sete propostas de trabalho, que relembramos: Máxima reserva; guardar silêncio até novas normas da Santa Sé; permanecer discretamente como simples custódia da Nunciatura em Lisboa, não declarando a sua qualificação pessoal diplomática, excepto em caso de ser necessário para sua defesa pessoal; abster-se de qualquer acto que pudesse interpretar-se como reconhecimento, ainda que implícito, do novo Governo; que tivesse em ordem as caixas do arquivo da Nunciatura para poderem ser expedidas solicitamente, a qualquer momento em que recebesse ordena a tal propósito; que continuasse a manter informada a Santa Sé sobre todos os acontecimentos que pudessem ter interesse; fazer chegar um endereço alternativo de uma pessoa segura, para que a Santa Sé lhe pudesse enviar correspondência em caso de necessidade."
in COELHO, Senra, "D. Augusto Eduardo Nunes: Professor de Coimbra - Arcebispo de Évora", Lisboa, Ed. Paulus, 2010, págs. 230 e 231
Ao Card. Benedetto Aloisi-Masella, que neste dia, soube o que significaram as palavras Resistência e Militância em nome de Cristo...
Um Cristão português em gratidão...