segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Puramente... Ignóbil Porcaria!

Depois de um fim-de-semana a reflectir do impacto da semana passada, resolvi partilhar convosco acerca das famigeradas Escutas, Liberdade de imprensa/expressão, TVI/Ongoing, PT, Governo, Sócrates, Oposição e Jornalismo:

1 - O PS e o Eng. José Sócrates são Governo por vontade popular. O Povo Português em Setembro de 2009 disse: "Queremos o Eng. Sócrates, como Primeiro-Ministro, e um Governo com Maioria Relativa..." Da parte da classe política era necessário o respeitto por esta vontade. Mas a democracia fica no papel...

2 - Racionalmente, falando, neste pântano pantanoso, há por aí alguém melhor para governar o país neste momento? Sinceramente, não vejo, não conheço, não sei... PPD/PSD? (organize-se) BE? (deixe o intelectualismo e a filosofia política) PCP? (mudem a cassete) CDS/PP? (não se armem em Francisco Sá Carneiro, pois só fica é mal...)

3 - Num tempo em que o país institucional está mais que desgastado, mergulhado numa profunda crise social (mais social que economica), não é tempo de andarmos a brincar à política politiqueira. Seria consensual, democrático, patriótico pelo menos demonstrar algum apoio à política economica deste Governo (seja ele bom ou mau). Em boa verdade é o país que está em cima da mesa, e é nesse que se tem de pensar... Não no partido A, B, ou C... Não forjem líderes à força, dá mau resultado!

4 - Além disso, todo este pântano parte do mau jornalismo, (e bastante mau), que se faz em Portugal. Não se culpe os jornalistas... Responsabilize-se as universidades e o Ensino Superior deste país que é uma ignóbil porcaria...
Porém, falemos da premiscuidade entre jornais e política que neste país é uma vergonha. Esta premiscuidade só reflecte uma coisa: as dificuldades economicas em que se encontram as empresas de comunicação deste país. Sabe Deus, o sacrifício e o que se faz para meter este povo a ler jornais. Para ler livros, sabe Deus, quanto mais jornais (só se fôr desportivos)!!!

5 - Neste mar profundo, com um abismo à vista, pergunto eu: como ficou a discussão do Orçamento de Estado 2010??? Como andam os trabalhadores da Rhode??? E os trabalhadores da Maconde??? E já agora... Qual é neste momento a taxa de desemprego em Portugal???

6 - Em Janeiro, foi o Haiti, depois o Orçamento de Estado, depois as Leis de Finaças Regionais, e agora as Escutas! Engraçado... há precisamente um ano, o país e o Eng. José Sócrates andavam enredados no caso Freeport. Tudo levantado pela Imprensa... (o que eu espero é que a Imprensa não seja o rosto do Monstro que está por detrás dela). O Quarto Poder tem que perceber uma coisa: em democracia há três poderes (Executivo, Legislativo e Judicial). Em democracia não existe o poder jornalístico!
Esse Quarto Poder, não manda...

7 - Liberdade de Imprensa? Liberdade de Expressão? Sinceramente, sou daqueles que pensa que terá de existir mão pesada, muito pesada, para a pouca vergonha que circula aí nos jornais e revistas. Olhem, por exemplo, para a pouca vergonha que são as nossas revistas Cor-de-Rosa. Quem gosta de ver a sua vida exposta em público? (isto se o visado não der autorização) Eu não iria gosta nada de ver as minhas chamadas telefónicas expostas num jornal! Por outro lado, o que se passa muitas vezes nestes meios, é que quando não se sabe, inventa-se... Ou ninguém diz que algumas reportagens são feitas pela internet, sem ir aos locais? Já agora, falem também das agências de comunicação e o que fazem elas...

7 - Para terminar, todo este pântano, que se chama Portugal e que foi criado em 1974, e que ninguém sabe o que fazer (vai ter que cá vir a União Europeia e o FMI) para resolver este problema. Tudo isto é reflexo da pobreza social, economica e espiritual em que este país anda completamente mergulhado e estrangulado.

"Existem três estados: o estado capitalista, o estado comunista e o estado a que isto chegou!!!" - Salgueiro Maia