quarta-feira, 15 de junho de 2011

"Quem semeia abundantemente também colherá abundantemente" (2Cor 9, 6-11)

Ao ler as leituras que a Igreja nos propõe para este dia na Liturgia da Palavra, somos levados a reflectir sobre a forma como nos relacionamos com Deus.

Viver em relação com Deus não basta saber umas orações, ou cumprir uma série de rituais que a Igreja nos propõe. Esses rituais fazem parte de uma tradição vivida durante séculos pelas diversas comunidades cristãs.

A Liturgia da Palavra de hoje vai mais longe... Não é o cumprimento de rituais que nos faz mais ou menos cristãos, mais ou menos pessoas de Fé.

Somos cristãos a partir do momento em que que nos predispomos a viver, e a fazer viver Jesus Cristo nas nossas vidas. Uma relação estreita com Ele e com os outros nossos irmãos.

Uma relação que realiza-se no silêncio do nosso coração e que passa pela oração e pelo diálogo intímo com Ele. Para isso temos a Lectio Divina, uma pérola preciosa que nos pode ajudar neste campo.

Temos, hoje, muitas orações que são autênticos monólogos. Vivemos hoje de aparências e imagens em muitos dos nossos templos e nas nossas comunidades cristãs, quando uma só coisa é importante - a abertura do nosso coração ao amor e à vida de Jesus Cristo.

"Teu Pai, que vê o que está oculto te dará a recompensa."

No entanto, é preciso ter espaço na nossa vida para acolher Jesus Cristo no nosso coração. O coração do cristão deveria ser um sacrário vivo desta fonte de água viva. Na verdade, basta abrir o coração ao seu apelo e ao seu amor.

Neste dia saibamos abrir-Lhe o coração no nosso silêncio.