segunda-feira, 6 de junho de 2011

A Resistência começa hoje...

Depois de uma Campanha Eleitoral em que se falou de tudo e de nada, o Magno Conselho da Nação Portuguesa, o Povo, falou e expressou a sua vontade na vitória do Dr. Pedro Passos Coelho e do PSD.
Um Governo que será para quatro anos. Esperemos...
Uma decisão previsível ou imprevisível, não é o que está em questão neste momento.
O que se coloca neste momento em questão é o futuro. O Eng. José Sócrates sai da vida política e o PS desintegra-se. O PSD tenta constituir uma máquina política semelhante à criada pelo PS. O PCP mantém e cerra fileiras na sua coerência ideológica. O BE está confuso, tudo ficaria mais claro com a demissão do Dr. Francisco Louçã. O CDS/PP mantém aquilo que já se esperava: uma colagem ao PSD.
Mas para além, de todas estas reflexões no Corredor do Poder, há um Povo, uma Nação, que vive o flagelo da pobreza (escondida), do desemprego, da emigração juvenil, dos empregos precários.
Há uma Nação que tem de demonstrar cá dentro e lá fora porque é que se mantém em pé durante aproxidamente 900 anos. Resistindo a rating's, resistindo a políticas poltiqueiras da Europa e seus derivados. Com um FMI agarrado à perna...
Resistir! É a palavra de ordem...
E é este o fardo, bem pesado, que o Dr. Pedro Passos Coelho, a partir de hoje tem nos seus ombros. E o discurso do que outros fizeram no passado não é justificação. Neste momento todos somos culpados e todos somos responsáveis pelo País e consequentemente pela nossa própria Vida... É bem mais fácil deitarmos a culpa para cima dos outros!
É por isto e por muito mais, que faço minhas, as palavras do recém-eleito Primeiro-Ministro de Portugal:
"Vamos unir Portugal!"
Ao Dr. Pedro Passos Coelho as minhas felicitações. Está cumprido um sonho iniciado em 1980: "Um Presidente, Um Governo, Uma Maioria!" Afinal, o Dr. Francisco Sá Carneiro tinha razão...
Ao Eng. José Sócrates uma palavra de apreço pela lucidez de sair da vida política (esperamos por si para discutir a Presidência da República com, quiçá, o Dr. Durão Barroso).
No entanto, a minha maior palavra de consideração e elevado respeito, vai para a jornalista da Rádio Renascença, Susana Martins, pela corajosa e ousada pergunta, que fez engasgar o Eng. Sócrates. As minhas sinceras felicitações pela coragem... Aqui ficam as palavras:

"Eu gostava de saber se receia que este resultado eleitoral, esta derrota eleitoral abra caminho a novos processos judiciais ou que acelere processos judiciais em curso. (...) Estou-me a referir a novos processos em torno do caso Face Oculta ou Freeport." in http://dokatano.blogspot.com