quinta-feira, 7 de julho de 2011

Beata Chiara Luce Badano: a nova geração não teme a santidade

Em preparação para a XXVI Jornada Mundial da Juventude de Madrid, é tempo de olharmos com especial atenção para os jovens cristãos, aqueles que por assim dizer são o sangue e o pulsar da Igreja para o Terceiro Milénio.

Quando os ventos que correm fazem desacreditar uma nova geração que quer avançar no caminho da santidade, eis que surge neste inicio do Terceiro Milénio um sinal de Deus para as novas gerações: beata Chiara Luce Badano. Na verdade, um testemunho de quando também os jovens dizem o seu "sim" a Jesus Cristo sem nada temerem. Um testemunho de quando os jovens escancaram as suas portas a Cristo.

Chiara Luce Badano, nasceu em Sassello, em Itália, em 29 de Outubro de 1971, filha de Maria Teresa e de Ruggero Badano. Uma família simples e normal como tantas outras da sociedade italiana.

De infância normal, como todas as crianças da sua idade, demonstrava neste período já um grande sentido de amor e caridade pelos meninos e meninas da sua idade, sobretudo os mais desfavorecidos.

Aos nove anos, Chiara Luce integra o Movimento dos Focolares, apreendendo e tentando viver a espiritualidade do movimento de Chiara Lubich, colocando Deus em primeiro lugar na sua vida. Demonstrando uma certa austeridade no seu modo de viver e de pensar, inicia as suas provações com a ridicularização dos seus amigos, por ir à Missa durante a semana.

No entanto, a sua hora ainda não teria chegado. Na verdade, os desígnios de Deus são insondáveis, e muitas vezes nos são dados a conhecer de muitas formas. É necessária uma relação íntima pela oração para a compreensão e aceitação desses desígnios. Chiara Luce compreende, aceita e como uma serva dá o seu "sim" a Deus.

Neste sentido, um dia, enquanto jogava ténis, foi supreendida com uma forte dor no ombro, que parecia algo simples à primeira vista, mas que depressa se veio a confirmar, pelo diagnóstico médico, que se tratava de um osteossarcoma, dando inicio a um caminho de "sim" a Cristo durante dois anos, caminho esse que foi percorrido com um sentido dominante: Jesus Cristo. Na verdade, no dia em que tem conhecimento do cancro ósseo, as suas palavras são: "Se é o que queres, é o que eu também quero", frase que irá repetir algumas vezes.

Ao contrário do que possamos imaginar, Chiara Luce não chora, não se revolta perante o sofrimento, antes pelo contrário, a sua atitude perante a notícia e de aceitação. É o seu "sim" ao seu Esposo: Jesus Cristo.

Durante o período de tratamentos e internamentos, muitas são as pessoas, (sobretudo jovens) que conforta no Hospital de Turim. Mas também muitos são os jovens que a visitam no mesmo hospital. Para todos tem uma palavra de consolação, de paz, de alegria e de amor.

Aos jovens deixa este testemunho: "Os jovens são o futuro. Eu não posso mais correr. Porém, gostava de lhes passar a tocha, como nas Olimpíadas: os jovens têm uma vida só e vale a pena empregá-la bem!"

O seu testemunho, a sua aceitação perante o sofrimento é sinal de conversão para muitos, em especial no hospital, durante o tempo em que decorrem os internamentos.

Sempre unida ao Movimento Focolar, acompanha pelo telefone ou pela televisão alguns encontros realizados. Chiara Lubich, fundadora do movimento, tem com ela uma relação estreita e envia-lhe uma carta em que afirma: "Chiara, não tenhas medo de Lhe dizer "sim", momento por momento. Ele te dará força, tem a certeza disto! Eu também rezo e estou sempre aí contigo. Deus ama-te imensamente e quer penetrar no íntimo da tua alma e fazer com que tu experimentes as gotas do céu."

Na verdade, não é uma cama de hospital que fará parar Chiara Luce no anúncio e no testemunho de Jesus Cristo. A nossa beata Chiara transforma o seu sofrimento no rosto de Jesus Cristo, a fim de ser sal e luz do mundo.

Chiara Luce une-se ao seu Esposo a 7 de Outubro de 1990, com a frase, como conta a sua mãe: "Esteja feliz, porque eu estou feliz!"

No dia 11 de Junho de 1999, D. Lívio Maritano, bispo de Acqui, que conheceu Chiara pessoalmente, inicia o processo de beatificação afirmando que "o seu testemunho foi significativo para os jovens. Precisamos de santidade nos dias de hoje: temos de ajudar os jovens a encontrar orientação, um objectivo, a ultrapassar a insegurança e a solidão, os seus enigmas perante os insucessos, o sofrimento, a morte, e todas as preocupações."

Volvidos dez anos, em 10 de Dezembro de 2009, é confirmado por decreto pontifício um milagre por intercessão de Chiara Luce a um rapaz de Trieste, com uma meningite fulminante, a quem os médicos haviam dado 48 horas de vida.

O seu "sim" a Jesus Cristo foi confirmado pela Santa Sé a 25 de Setembro de 2010, declarando-a "feliz em Deus", ou seja como beata.

Recentemente, o Papa Bento XVI exortou os cristãos "a seguirem o seu exemplo, no esforço de adesão a Cristo e ao Evangelho", durante uma audiência-geral, onde estavam presentes o bispo de Acqui, D. Giorgio Micchiardi, e o bispo emérito, D. Lívio Maritano, juntamente com alguns fiéis da sua diocese.

O testemunho de Chiara Luce Badano é uma resposta à interpelação do recente beato João Paulo II ao jovens do Terceiro Milénio: "Não tenhais medo de assumir as vossas responsabilidades: a Igreja tem necessidade de vós, precisa do vosso empenho e da vossa generosidade; o Papa tem necessidade de vós e, no ínicio deste novo milénio, pede-vos que leveis o Evangelho pelas estradas do Mundo."

No momento em que os jovens do mundo inteiro vivem a XXVI Jornada Mundial da Juventude, Chiara Luce Badano é luz, é estímulo para os jovens na sua adesão incondicional a Jesus Cristo que é Caminho, Verdade e Vida.

Chiara Luce representa o reverso de uma juventude que se acha alienada da fé, da religião e da sociedade. O seu testemunho é sinal de uma juventude disposta a firmar-se na fé e a firmar-se no futuro.


josé miguel