terça-feira, 20 de setembro de 2011

Falando da Praxe Académica...

Em tempo de inicio de mais um ano lectivo seria útil relembrar a definição de Praxe.

A Praxe tem em vista a integração dos caloiros no novo mundo, numa nova vida, num novo ciclo que se abre na sua vida. E só com este fim é destinada a praxe.

Porém, se a praxe fôr um método de desintegração e abandono deste novo percurso para todos aqueles que agora começam... É tudo, mas não lhe chamem praxe!

Ao circular pelas ruas de algumas cidades do país, nestes próximos dias, vemos que por vezes a praxe é mais desintegração do que integração. E isto, porque ainda paira sobre a nossa sociedade o nevoeiro de uma sociedade que confunde autoridade com autoritarismo, medo com respeito, liberdade com libertinagem.

No entanto, os caloiros de hoje, não são os caloiros de à 10 anos. E, se da parte de quem praxa os novos caloiros, existe abusos, TAMBÉM EXISTE ABUSOS DA PARTE DE QUEM É PRAXADO PELOS VETERANOS, ou seja, dos caloiros. Também eles, faltam ao respeito e à educação de quem muitas vezes tem idade para ser irmão (ã) mais velho (a) deles...

Porque se existe autoritarismo na Praxe, por parte de quem praxa, também existe uma enorme falta de educação e respeito pelas pessoas que lá estão.

Mas, esta é uma matéria que não é denunciada pela Imprensa...

Tinha curiosidade de ver na nossa Imprensa este título: CALOIRO FALTOU AO RESPEITO A VETERANOS, POR ISSO FOI REPREENDIDO!

Mas, notícias a este nível não tem interesse...



josé miguel