quarta-feira, 12 de junho de 2013

A Lei existe, não para prender o Homem, mas para o libertar.

Na primeira leitura de hoje, São Paulo aos Coríntios fala-nos de como há muita mais vida para além da Palavra. "a letra mata, mas o Espírito dá vida." Vivemos muitas das vezes agarrados a palavras, a cânones, a dogmas. Mas há todo um espírito, há toda uma vida para além de palavras. O que é a palavra sem a vida? O que é a fé sem obras? Porque em bom rigor porque por Jesus Cristo fomos justificados perante Deus, e a nossa glória advém dessa mesma justificação. E "se o que era passageiro foi glorioso, muito mais glorioso será o que é permanente." É necessária a vida, é necessária a esperança, é necessária a fé, é necessário o Amor.
in glugu.com

E assim, no Evangelho, Jesus diz-nos: "não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar." Na verdade, uma frase que vem a propósito. Ser cristão, não é ser dogmático, muito menos reger-se por canônes. Sabemos que existem alguns cristãos que poderão viver assim, à boa maneira da cultura da época de Jesus. Quem na verdade vive assim conhece pouco do Cristianismo. A Lei existe, não para prender o Homem, mas para o libertar. O Cristão é pela Lei, mas pela Lei que possa libertar o Homem do seu sofrimento e que lhe possa dar vida. Libertar o Homem do seu pecado.
Percebemos assim, a importância do sacerdócio comunitário do Cristão. E em boa verdade, podemos ser Leigos, Diáconos, Padres, Bispos, Cardeais e Papa, senão conseguimos passar mais além que a Palavra em si, como podemos ser testemunho de Jesus Cristo.
A Palavra serve a vida, não a vida ao serviço da Palavra, porque na Palavra deve haver vida.

josé miguel