segunda-feira, 24 de junho de 2013

Na Solenidade do Nascimento de São João Baptista

in ecclesia.com.br
Neste dia a Igreja convida-nos a celebrar a Solenidade do Nascimento de São João Baptista.
Quem foi São João Baptista? São João Baptista foi aquele que segundo a tradição bíblica anuncia a chegada messiânica de Jesus e que depois acaba por ser martirizado às mãos do rei Herodes.
A João Baptista é lhe confiada a missão de anunciar a chegada de um tempo novo para a vida do Mundo.
"É necessário que eu diminua para que Ele cresça." (Jo 3) Palavras de João Baptista para nós hoje cristãos. Na verdade, é necessário que também nós sejamos anunciadores da chegada deste tempo novo na sociedade de hoje. É necessário saibamos diminuir para que brilhe o rosto de Cristo aos que não encontram sentido na sua, aos desamparados, aos fragilizados. Esse é o papel do cristão e não o podemos negar.
"Eu vos baptizo com água, (...) Ele vos baptizará com o Espírito Santo e com o fogo." (Mt 3, 11) Cristo que purifica, que renova e dá vida. Assim acontece com o baptismo em Cristo. Pelo baptismo somos novas criaturas, segundo São Paulo. O cristão, a exemplo de Jesus, tem o dever de ser neste momento concreto da vida do mundo sinal de vida e de esperança. Somos filhos da luz, não somos filhos das trevas.
Dizia ontem, no Angelus, o Papa Francisco que era necessário ir "contra a corrente". Diante de uma cultura que endeusa a morte, a nossa postura é pela vida, pela esperança e pela caridade.

josé miguel
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
Mateus 3:11
E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.
Mateus 3:11