domingo, 16 de junho de 2013

No Domingo XI do Tempo Comum

in sempresosmaria.blogspot.com
Celebramos hoje o Domingo XI do Tempo Comum.
Como habitualmente a Igreja sugere-nos três leituras para a celebração da Eucaristia.
A Primeira leitura retirada do Segundo Livro de Samuel fala-nos das graças que Deus ao longo da vida do rei David foi-lhe concedendo e de como este, em seguida não foi fiel à Palavra divina. No entanto, Deus no Seu infinito Amor perdoou-lhe. Somos chamados assim ao perdão.
No Evangelho, relata-nos um episódio em que durante Jesus um jantar para o qual tinha sido convidado em casa de um fariseu, para choque de todos, perdoa à mulher que lhe lava o pés.
Na Carta aos Gálatas, São Paulo diz-nos que fomos salvos pelo Amor. Não são meras palavras que nos salvam, é a nossa vida. Viver Cristo.
Somos assim exortados a fazer uma introspecção ao perdão. Num momento em que vivemos uma profunda crise nas nossas relações será necessário saber como perdoamos. Saber perdoar, saber amar. O Amor pressupõe o perdão.
Por vezes, nas nossas relações há acontecimentos que nos causam imenso mal-estar, em alguns casos de pessoas que não esperamos. Mas como gerimos na nossa Mente, na nossa Vontade, no nosso Coração esses acontecimentos.
Nesses acontecimentos, somos exortados a perceber o Outro, a ir ao encontro do Outro. Em muitos dos casos ficamos no nosso orgulho e na nossa soberba. Na verdade, é necessário cair do nosso cavalo e sermos os primeiros a dar a mão.
E na verdade, " porque muito amou; mas àquele a quem pouco se perdoa pouco ama."
Saibamos amar, saibamos perdoar...

josé miguel