sexta-feira, 15 de novembro de 2013

No dia em que Se manifestar o Filho do Homem

Aqui Jesus retoma um tema que usava muitas vezes: - O Fim do Mundo e do Homem.

Jesus para explicar como será o fim do mundo, serve-se de duas imagens bíblicas de exterminação de um povo pecador:  Noé e Lot. Em ambos os casos as pessoas divertiam-se e gozavam a vida achando que Deus não existia! Tudo lhes corria bem! A vida decorria no meio de prazeres e gozos, todos eles ilícitos e criminosos aos olhos de Deus. Andavam tão ocupados com as coisas do mundo que se esqueciam da única coisa necessária : - Agradar ao Criador! Mas  a justiça de Deus é infinita e quando o pecador menos esperar virá o tremendo Juízo de Deus. O mesmo já acontece quando a pessoa morre. Não existem acasos na morte! Morremos quando Deus nos chama a Juízo! Nós pensamos que foi o destino, ou que tinha que ser, mas a doutrina é clara: Morremos porque Deus o permitiu. Nada acontece que Deus não tenha previsto desde toda a eternidade.

E Jesus continua...”Quem procurar salvar a vida há-de perdê-la e quem a perder há-de salvá-la”...isto é, quem amar a sua vida neste mundo a tal ponto que relega Deus para último lugar ou não têm lugar para Deus, perderá a vida eterna e irá habitar com os inimigos de Deus, os demónios, no meio de um tremendo e eterno sofrimento: - é a morte eterna! Mas quem por amor a Deus, sacrificar o que ama nesta vida, receberá uma coroa eterna na casa do Pai Celeste. É o caso de tantos padres, monges, freiras e irmãos que abandonaram tudo por amor a Deus. Podiam ter tido filhos, netos e bisnetos...Mas de tudo abdicam por amor a Deus. Para estes está reservada uma recompensa também ela tremenda pois, Deus não se deixa vencer em generosidade.

Os Apóstolos curiosos quiseram saber quando seria o fim do mundo... Mas Jesus não lhes responde com a data, mas com um aviso. Responde de uma forma inteligentíssima, afirmando que onde estiver o corpo do pecador no instante que morre, aí estarão os demónios (abutres) para resgatarem a alma que lhes pertence! É verdade de fé. Somos julgados no preciso instante da nossa morte e no lugar onde morremos e é nesse momento que a nossa alma é resgatada pelos anjos ou pelos demónios consoante morramos em amizade com Deus ou em inimizade... Para Deus o fim do mundo não é importante. Deus pode criar milhões de mundos se o quiser. Para Ele o importante é o fim do homem, criatura criada à sua imagem e semelhança. E é desse fim que profetiza...
Por Ana Luísa Senra, AR