domingo, 17 de novembro de 2013

No XXXIII Domingo do Tempo Comum

in memoriasdomar.blogspot.com
A fé salva!
Esta é a mensagem para este Domingo, presente no Evangelho proposto.
Numa primeira visão podemos pensar que estamos perante uma catástrofe narrada por Jesus. Uma parte da Sagrada Escritura muito utilizada certamente para um discurso do fim de todas as coisas.
Mas a mensagem de Jesus não é a destruição do Mundo. Se um Deus que é criador de todas as coisas, como pode desejar o fim da sua própria criação? Se um Deus que é vida, como pode querer o fim da vida? Certamente seria contraditório.
Jesus vai mais longe e leva-nos acreditar que apesar de todos os problemas, de todas as catástrofes da nossa vida e da vida do Mundo, temos de estar perseverantes e acreditar na vida, acreditar na esperança. E isto leva-nos à Fé.
Certamente que este Evangelho nos remete para os últimos acontecimentos nas Filipinas. Um Povo dizimado às mãos da Natureza. Muitos provavelmente se questionaram onde estava Deus no meio de tanta destruição. No entanto, também nós temos que questionar que estamos neste nós a fazer ao nosso planeta para que a Natureza esteja a responder desta forma.
Deus não quer o mal dos seus filhos, porque os ama. O que aconteceu nas Filipinas não é de Deus, mas uma resposta da Natureza a algumas opções livres das mãos do Homem.
Mas nestes momentos não nos podemos centrar na catástrofe, temos de continuar a lutar pela vida. Certamente que muitos, gostarão de se centrar aí e não sair daí. Mas é no sofrimento que temos que acreditar na vida. Com razão, o Marquês de Pombal dizia em 1755: "Enterrem-se os mortos e cuide-se dos vivos!" A frase poderá parecer fria e sem sentimento pelo sofrimento dos outros, mas é uma frase que faz acreditar que é necessária a vida, é necessária a Fé.
Hoje vivemos num momento que nos fizeram esquecer que a vida e a felicidade também passam pelo sofrimento, pela dor. E estas fazem parte da nossa vida e não nos podemos ficar pelo sofrimento e pela dor. É necessário que a Cruz passe à vida, só assim a nossa identidade cristã faz sentido.
A fé salva!
Rezemos de um modo muito especial pelos nossos irmãos filipinos, para que neste momento Deus possa ser para eles a vida e a esperança neste momento...
Por José Miguel M. Serrão, AR