sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Seja-vos feito segundo a vossa fé.

São Nicolau, bispo
Esta passagem do Evangelho mostra o espantoso Poder da Oração junto de Deus. Fala de dois cegos físicos, que suplicaram ajuda a Jesus para que os curasse. Jesus pergunta-lhes se acreditavam que Ele os poderia curar. Perante a afirmação deles, Jesus cura-os segundo a Fé demonstrada.

O mesmo se aplica nos dias de hoje. Perante o drama da doença e do sofrimento – no caso da parábola era a cegueira - o homem tem dois caminhos. Ou pede ajuda a Deus ou revolta-se. Se pedir ajuda, deverá ser perseverante e humilde como os dois cegos. Deverá além disso ter Fé, pois sem Fé em Jesus não é possível Deus fazer milagres. Aliás, sem fé em Jesus não é possível sequer a salvação eterna da alma... Os cegos pediram... E receberam segundo a fé que manifestaram em Jesus. Muitos pedem e não recebem porque não têm fé em Jesus. Crêem no seu poder mas não O amam. E sem essa Fé recheada de amor, Deus não faz milagres.

E perante o milagre da Cura, estes dois cegos, não conseguiram conter a alegria e o amor manifestado a Jesus pela cura. E perante o pedido de Jesus de guardarem segredo... Eles como já o Amavam não se contiveram e espalharam por todo o lado o milagre. Estavam apaixonados por Jesus Cristo. Quem ama a Jesus Cristo, não consegue ficar “calado”. Queima no peito um calor que o mundo não compreende... E por isso têm de evangelizar. Têm de anunciar as maravilhas de Deus. E muitas das vezes é imprudente nessas manifestações como esses cegos. Mas tivéssemos todos essa imprudência dos cegos... Era sinal que já amávamos Jesus e que por isso seríamos do número daqueles que possuirão a vida eterna.

Pelo contrário quem se revolta contra Deus, não só não é curado como sofre mais, pois sofre revoltado. É o caso por exemplo do mau  ladrão que sofreu muitíssimo e acabou por se perder...Foi um desgraçado na vida e será um desgraçado na eternidade.

Assim este evangelho é um convite à oração pessoal a Jesus e ao mesmo tempo à oração em grupo a Jesus. Neste caso a força da oração a dois, obteve o milagre. A oração é sempre mais poderosa quando é feita em grupo pela mesma intenção.
Por Ana Luísa Senra, AR