domingo, 10 de janeiro de 2016

Na Festa do Baptismo do Senhor


Hoje celebramos a Festa do Baptismo de Jesus. Jesus é baptizado no Jordão. Perguntamos porque é que sendo Jesus, o Filho de Deus foi também baptizado? Em tudo Ele se fez igual a nós. Deus vive connosco. A partir do momento que Deus se fez carne habitou na nossa história, faz parte da nossa história, humilha-se perante a História humana. Assume em Jesus Cristo todos os nossos sofrimentos e todas as nossas alegrias no estandarte da Cruz. "Ele baptizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo." O fogo que tudo limpa e tudo purifica. Por isso Malaquias, perguntava quem surportará o dia da Sua vinda. Ele vem trazer o fogo purificador ao coração dos homens e das mulheres. Deus não é sanguinário, como veio expresso na capa do jornal francês Charlie Hebdo, porque quem fala num Deus sanguinário, temos pena mas não sabem de que Deus estão a falar. Muito menos sabem aqueles que falam de guerras santas ou de vinganças de Deus. Deus não é sangue, não é guerra, não é conflito.O verdadeiro Deus de que falamos é o Deus da Paz, da Vida, da Esperança e da Caridade. O verdadeiro Deus de que falamos é o Deus que assume e limpa todas as nossas culpas, mesmo aquelas que achamos à nossa vista humana que não têm perdão. Todos nós ficamos surpreendidos com as palavras e atitudes do Papa Francisco. Podemos comentá-las, podemos achar que umas estão certas, outras nem por isso. Mas uma coisa é certa... O Papa Francisco não é um "papa moderno", que defende homossexuais e divorciados ou outras coisas que uns jornais publicam e alguns querem ouvir, porque lhes convém. O Papa Francisco é o papa (como tantos outros papas da História), o papa do Evangelho. Nada, mas mesmo nada, do que tem dito o Papa Francisco até hoje não tem nada de novo, porque o que ele diz está escrito pelo Magistério da Igreja e em última instância nos Evangelhos. O problema é outro! O problema é que, caríssimos e caríssimas, estamos muito esquecidos da mensagem do Evangelho. A vida cristã tem de deixar de ser uma vida tradicionalista institucionalizada canonicamente, para passar a ser vivida no coração e no interior. Se isso acontecer deixamos que este fogo de Jesus Cristo nos abrase e abrase o coração do Mundo e a todos purifique, para que possamos renascer para uma vida nova. 

jjmiguel