quarta-feira, 15 de junho de 2016

Quarta-feira da XI Semana do Tempo Comum


“Ora a teu Pai em segredo.” Para sermos cristãos não precisamos de sinais corporais, nem materiais. Temos muito frequentemente a necessidade de mostrar, de enaltecer, de mostrar o que fazemos, o que somos. Nada disso é útil. Saibamos gozar do silêncio dos nossos corações. Na verdade, pensava eu no sacerdócio feminino durante o momento em que lia este Evangelho. Será que todos nós, homens e mulheres baptizados, não exercemos já o nosso sacerdócio? Então qual a necessidade de institucionalizar o sacerdócio para as mulheres, quando estas já exercem o seu sacerdócio em tantas e tantas obras na Igreja? Em bom rigor, precisamos nós de títulos institucionais para cumprirmos aqui neste mundo o mandato de Jesus Cristo que é o de anunciar o Evangelho? Esse anúncio do Evangelho não será já ele um sacerdócio? Antes de discutirmos o sacerdócio falta percebermos o nosso papel de cristãos no mundo e que importância tem o nosso baptismo e a nossa confirmação na fé para nós. Porque em boa verdade, todo o cristão já é sacerdote, o problema está em descobrirmos o nosso lugar neste Povo de Deus, Igreja sacerdotal. Seria bom que todos soubéssemos discernir o nosso lugar nesta Igreja que é de todos, porque todos somos e deveremos ser sinal da vida de Jesus com a nossa vida a partir do nosso baptismo.

jjmiguel