quinta-feira, 7 de julho de 2016

Quinta-feira da XIV Semana do Tempo Comum


“Desça a vossa paz sobre ela”. Os seguidores de Jesus Cristo são embaixadores da Paz. Os seguidores de Jesus Cristo são os Cristãos. Porém coloco algumas perguntas a mim próprio quando tenho conhecimento de casos de Cristãos que nas suas comunidades são sinal de tudo menos sinal de Paz e de Graça. Se não se é sinal de Paz, se não se é sinal da Graça da Vida que é Jesus Cristo nas nossas comunidades cristãs, então de que Cristãos estamos a falar? Será que estaremos diante de Cristãos que incitam e se alimentam dos conflitos? Sou tentado por vezes a pensar que muito provavelmente nas nossas comunidades cristãs há Cristãos com um grande potencial a integrar grupos altamente fundamentalistas, que poderiam assemelhar-se ao Estado Islâmico. A cruz de Cristo que muitos de nós usamos ao peito e que muitas vezes nos servimos como mera acessório  para sustentar vaidades deve ser sinal desta Paz e desta Graça para a vida com o Outro. Pergunto-me muitas vezes que testemunho eu dou enquanto Cristão. Mas também me pergunto como seria usar a Cruz de Cristo ao peito num ambiente adverso ao Cristianismo. A verdade é que os Cristãos, sobretudo no Mundo Ocidental esqueceram a dimensão do que é dar a vida, da gratuitidade, do acolhimento, da paz e da graça do Senhor Jesus Cristo. Felizmente, conheço muitas excepções destas palavras. O problema é que o acolhimento, a vida, a graça, a paz, o amor não deviam ser excepção, mas a regra.


jjmiguel