terça-feira, 22 de novembro de 2016

Terça-feira da XXXIV Semana do Tempo Comum - Lc 21, 5-11

“Não será logo o fim”. Jesus em diálogo com os seus discípulos tem um discurso em que dá a revelar um cenário colossalmente apocaliptico. Muitos houve, há e haverá que fizeram deste discurso de Jesus como o anúncio do final dos tempos. Na verdade, é um discurso escatológico. Mas o que significa escatologia? A escatologia, de uma forma simples, é o estudo que se dedica às últimas realidades do género humano, do cumprimento final da história da salvação. Jesus não nos fala do fim da História, mas aponta para a plenitude dos tempos. Esta plenitude dos tempos é já experimentada num aqui e num agora, na medida em que fazemos da nossa vida, uma vida configurada com Cristo crucificado, morto e ressuscitado. Deste modo a vida cristã é vivida num “já”, mas num “ainda não”. Este já o tempo em devemos viver Jesus Cristo, mas ainda não, porque Ele só se manifestará no dia da Sua vinda, e em que nós o conteplaremos na glória. É por isso que a nossa vida humana é muito frágil perante colossal realidade, resta-nos o Amor e viver no Amor, para que possamos viver já a vida de Deus. Saibamos viver a nossa missão que nos foi confiada aqui, para que um dia possamos saborear a Paz, a Alegria, a Justiça e o Amor de Deus sem espaço, nem tempo. Porque agora vemos com um espelho, um dia veremos face a face.


jjmiguel