sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dos Exercícios de Santa Gertrudes de Helfta, freira beneditina

Quem é semelhante a Ti, meu Senhor Jesus Cristo, meu doce amor, tão imenso
e grandioso, e que atende às coisas mais humildes (Sl 112,6)? Quem entre os
deuses é como Tu, ó Senhor (Ex 15,11), Tu que escolheste as coisas fracas
deste mundo (1 Co 1,27)? Quem é como Tu, que fizeste os céus e a terra
[...], e queres encontrar as Tuas delícias com os filhos dos homens (Prov
8,31)? Como é a Tua grandeza, ó Rei dos reis e Senhor dos senhores (1 Tim
6,15), Tu que comandas os astros e pões sobre o homem o Teu coração (Job
7,17)? Quem és Tu, que tens à Tua direita as riquezas e a glória (Prov
3,16)? [...] Ó amor, até onde abaixas a Tua majestade? Amor, aonde conduzes
a fonte da sabedoria (Prov 18,4)? Certamente até ao abismo da miséria.
[...]


«Vem, vem, vem»: eu venho, eu venho, eu venho a Ti, amoroso Jesus, que
tenho amado, procurado, desejado. Por causa da Tua bondade, da Tua
compaixão e do Teu amor, amando-Te com todo meu coração, com toda a minha
alma, com todas as minhas forças (Lc 10,27), eu me rendo ao Teu apelo.



in evangelhoquotidiano.org