domingo, 2 de fevereiro de 2014

Na Festa da Apresentação do Senhor|IV Domingo do Tempo Comum

in cinemaeaminhapraia.com.br
"Este menino foi estabelecido para que muitos caiam ou se levantem em Israel e para ser sinal de contradição." (Lc. 2, 22-40)

As palavras proféticas do velho Simeão no Evangelho deste domingo, são para nós para palavras que nos tocam fundo no coração e na alma e que são motivo para nos fazer pensar.
Sinal de contradição, ser sinal de diferença, sinal de testemunho que pode existir uma diferente vida no mundo, que o mundo pode ser melhor, que a vida não é tão desgraçada como nos querem fazer crer.
Falamos hoje em qualidade de vida, em felicidade... Somos muitas vezes arrastados para a mistura destes conceitos entre o ter e o ser. Na verdade importa discernir se a felicidade do meu ter, passa pela felicidade do meu ser. O que queremos? Ser ou Ter? E onde para nós existe o verdadeiro sentido e conceito de felicidade?
Celebramos hoje a Jornada Mundial do Consagrado, de todos aqueles e aquelas que um dia foram tocados e chamados pela graça do Senhor Jesus e como Maria disseram que "Sim" a esta graça. Deixaram tudo para O seguir... Que mistério tão profundo!
São homens e mulheres de Deus que pela sua vida, pelo seu sinal são embaixadores e testemunhas deste sinal da grande presença de Deus na vida do Mundo. Na verdade, não são sinal de que estão em contradição com a sociedade, mas antes sinal de que existe vida em Deus e vida em abundância. Muitas vezes, exactamente, sendo este sinal de contradição de uma sociedade que caminha na busca do Amor, da Paz e da Fraternidade entre todos os Povos e Culturas.
Por JJ Miguel, AR