sábado, 10 de setembro de 2016

Sábado da XXIII Semana do Tempo Comum - Lc 6, 43-49

Porque me chamais “Senhor! Senhor!” e não fazeis o que vos digo?” Mais uma vez, a liturgia de hoje apresenta-se sobre a forma de palavras. Aqui é usado a casa como objecto de explicação em comparação com a casa. Jesus proclama a Palavra de Deus e quem a põe em prática é um verdadeiro discípulo, quem a não põe em prática é um mau discípulo, é como a casa que se tiver bons alicerces aguenta tudo, se for com maus alicerces pode cair. Este evangelho encaminha-nos também para o que é dito em Tiago ou seja, "a fé sem obras está completamente morta", assim como a Palavra de Deus, se ela for posta em prática vive-se e dá-se a conhecer o Evangelho, se ela não for posta em prática, vive-se uma fé frágil. A partir desta parábolas nós podemos tirar duas leituras é que Lucas para além de ser o evangelho da misericórdia é também o evangelho que mais directrizes morais coloca. É de notar também que, Lucas quer apresentar ao leitor uma liturgia simples e de fácil compreensão, por isso utiliza a casa como um objeto de comparação, para indicar ao leitor que a casa como lugar de acolhimento tem de estar bem alicerçada, para que a Palavra de Deus faça eco nos nossos ouvidos, uma palavra que não só faça eco em nós, mas que pelo anúncio da Boa Nova, faça eco no coração de todo aquele que a ouve e a põe em prática.


andré araújo