quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Na Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos - Mt 11, 25-30

A Liturgia de hoje celebra a memória de todos os fiéis defuntos. Com esta celebração a Igreja procura recordar, com amor e felicidade, todos aqueles que, carnalmente já partiram para a vida eterna. A celebração desta comemoração invoca a presença de todos os nossos entes queridos que outrora terão estado connosco e, que já partiram. Os evangelhos que hoje a liturgia nos apresentam é como que uma manifestação da presença de Deus no momento da morte de alguém, por exemplo em S. Mateus (Mt 11, 25-30) a expressão “vinde a mim vós todos os que andais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” é como que um convite ao encontro com Deus, este Deus que livra as pessoas da dor e, que acima de tudo lhes conduz à felicidade eterna. Por outro lado, no evangelho de João (Jo 11, 21-27), quando Jesus diz “Eu sou a ressurreição e a vida.  Quem acredita em Mim,  ainda que tenha morrido, viverá; e todo aquele que vive e acredita em Mim nunca morrerá”, nota-se uma afirmação de Jesus como aquele que é o senhor da vida e da morte e, quem acredita nele será portador da vida eterna, por fim, no evangelho de João (Jo 6, 51-58), quando diz Quem comer deste pão viverá eternamente e Eu o ressuscitarei no último dia” isto é mais um evidência de que Jesus se afirma como autor da vida e da morte e, por isso quem participar do Seu banquete viverá eternamente.


andré araújo